Mudança da CBF pode beneficiar o Grêmio
Em vista da realização da Copa América nos Estados Unidos, de 20 de junho a 14 de julho, alguns clubes brasileiros apresentaram à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) um pedido para alterar o calendário das competições deste ano. A ideia é pausar o Campeonato Brasileiro durante o torneio continental e remarcar as datas da Copa do Brasil. O Grêmio observa atentamente a situação.
A proposta sugere usar as datas reservadas para o Brasileirão para a realização das oitavas e quartas de final da Copa do Brasil. Isso evitaria a falta de jogadores no campeonato devido aos jogos da Copa América. A CBF poderia, caso aceite a sugestão, remarcar a final da Copa do Brasil para os dias 11 e 15 de dezembro, após a conclusão do Brasileirão.
Entre os clubes que apoiam a mudança no calendário, estão Athletico, Atlético-MG, Botafogo, Red Bull Bragantino, Flamengo, Fluminense, Palmeiras, São Paulo e Vasco. O Grêmio, no entanto, não consta na lista de clubes que formalizaram o pedido de alteração.
Copa América pode gerar desfalques para o Grêmio
Existem indicações de que o Grêmio poderia perder até quatro jogadores durante a Copa América. Carballo (Uruguai), Villasanti (Paraguai), Soteldo (Venezuela) e possivelmente Cristaldo, que se encontra em processo de naturalização para poder jogar pela seleção paraguaia, podem ser convocados. Além disso, dependendo do desempenho deles nos jogos, também podemos ver as convocações de Marchesín, Kannemann, e Pavón, que já representaram a Argentina.